sábado, 5 de março de 2011

REFLEXÃO SOBRE: EU-TU

EU e TU

O presente texto trata de uma reflexão do EU e TU na concepção de Martin Buber, como atitudes do homem no mundo e, sobretudo uma ontologia da relação.

Buber nasceu em Viena no ano de 1878, após a separação dos pais passou a viver com os avós paternos na Galícia. Cursou o ginásio de Lemberg na Polônia. Entrou para a Universidade de Viena matriculando-se no curso de Filosofia e História da Arte. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Berlim, sendo aluno de Dilthey.

O pensamento de Buber está voltado para a concretude da experiência de vida no mundo em que o logos e a práxis estão umbilicalmente relacionadas.

Recebeu influência como impulso decisivo para sua filosofia do diálogo, as idéias acerca do sentido antropológico de Feuerbach, que não vê no homem enquanto individuo, mas a relação entre o EU e o TU.

Buber retoma esta idéia dirigindo seu interesse para a relação entre os seres humanos. Há ainda, uma íntima aproximação com o principio kantiano no plano da moral. Assim, na relação EU-TU o homem é considerado como fim e não como meio.

Ainda, a obra e o pensamento de Nietzsche marcaram a trajetória das idéias de Buber. ´

É provável que o pensamento de Buber na forma como foi trilhado de um profundo compromisso com a vida, visto que esta só pode ser evidenciada na concretude do cotidiano, esteja classificado, se isto puder ser admitido, numa Filosofia da Vida.

O EU e o TU representam o ponto consolidado da filosofia do diálogo para Buber, portanto, um sentido dialógico. Essa dialogicidade tem no ENTRE o ponto central.

Através da palavra o homem se introduz na existência, pois é ela que o faz permanece no ser. A palavra proferida produz eficácia do ser do homem. Ela é uma ação pela qual o homem se faz homem e se coloca no mundo com os outros.

Então qual o sentido existencial da palavra?.

Esta é a grande questão a ser desvendado por Buber. A palavra como condutora do ser é o local onde o ser se situa como relação, porquanto, ela é o fundamento da existência humana.

EU e TU é a atitude de encontro entre duas pessoas na reciprocidade e na confirmação mútua. A relação não é propriedade do homem, mas algo que existe entre a consciência e o mundo ou o objeto.

Em sendo a palavra condutora do ser, o homem que a profere existe graças a palavra, temos então, nesse aspecto, a distinção entre o encontro que se caracteriza em um acontecimento e a relação que envolve o encontro. Por via de conseqüência, a relação abre a possibilidade de um novo encontro dialógico.

Nessa linha de raciocínio o diálogo é a maneira explicativa da ocorrência do inter-humano. Este informa a presença do fenômeno de encontro recíproco.
Então, o ENTRE é considerado como a categoria ontológica onde possibilita a confirmação do EU- TU.

Assim, o TU se apresenta ao EU como condição de existência, vez que só desse modo a polaridade se constitui, por não existir o EU em si, mas na relação.

O EU só se torna EU em relação ao TU e, por sua vez, o TU só se torna TU no encontro com o EU. A conclusão que se chega é que EU-TU só existem na relação.

Há, portanto, nesse encontro a irreversibilidade, em virtude de nem o TU ser igual ao EU e nem este idêntico ao TU.

A compreensão das coisas é debitada na participação dialogal na base EU-TU envolvidos na energia da reciprocidade tete-a-tete.

Nisto consiste em afirmar que a alteridade se configura tão somente na relação EU-TU, visto que aqui está presente a relação dialogal do EU como pessoa e o TU como o outro.

Aquele que diz EU não possui nada, pois lhe falta a relação. Esta se firma na imediatez porque exige o face-a-face que só acontece através do encontro.

Referência:
EU e TU
Buber, Martin, Ed. Centauro editora. São Pualo. Reimpressão 2010.(Tradução: Newton A.V.Zuben)

Nenhum comentário: