quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Mitologia - Deusa da Justiça

Têmis – Divindade da justiça. Filha de Urano e Gaia.

Pertencia a linha do titãs, divindades secundárias, mas foi venerada no Olimpio. Representava uma mulher de porte altivo, e olhar severo, mas não feroz.

Tinha como atributos uma balança (símbolo da equidade) e a espada (símbolo da autoridade) ou um feixe de machados rodeados de varas – símbolos da autoridade. Foi a segunda mulher de Zeus e com ele teve os filhos: equidade, lei e paz. Conselheira de Zeus e seus conselhos eram cheios de prudência e no amor as causas da justiça.

Na terra tinha a missão e proteger os justos e punir os culpados. Em seu nome e com base em suas opiniões os juizes emitem suas decisões. A idéia de justiça cega foi concepção romana, porque se prendiam mais na questão da legalidade que no conceito de justiça, admitido pelo gregos e assim, com essa concepção de imparcialidade tiveram a simpatia dos povos conquistados.

Não era vendada, somente no século XVIII que foi colocada a venda por pintores alemães, para simbolizar a imparcialidade. O juiz deve ser parcial quando o objetivo último é a justiça. Não há razão lógica para admitir uma justiça cega e sem qualquer sensatez. Admitir que a justiça é cega, é uma visão mais cega ainda.

Não é a venda que faz a justiça, mas o caráter, a honradez e a personalidade. O vendado é desvirtuar o sentido real de justiça. E um desrespeito a aqueles que buscam o amparo do direito. É descaracterizar o sentido estético e por em cheque o caráter real da beleza de Têmis. A final não é atoa que a justiça bem aplicada é bela.

Por isso que a justiça é representada por uma deusa e não por um deus. A justiça é essência e não acessória (venda).

Um comentário:

RYASMIM disse...

É louvável a iniciativa do Dr. Castro em criar um espaço própio da 1ª Vara da Família e também da cultura e filosofia.O artigo sobre a Deusa da justiça está muito bem redigido e é um belo referencial para os que desejam saber mais sobre os primórdios e misticismos que norteiam o direito.
PARABÉNS!!!!!!!
Beijos